Semântica – Exercícios do Descomplica


exercício-enem-interpretacao-descomplica (13)Esta é uma lista de 10 exercícios bastante variados e necessários para quem está estudando para provas de vestibular, Enem e até mesmo concursos públicos. Nesta lista você verá, inclusive, exercícios de produção de texto. Não se preocupe porque coloquei no gabarito as informações necessárias para fazer bem seu exercício. Não se preocupe também com a teoria para elaborar estes exercícios, pois montei tudo me baseando nas aulas do Descomplica e você, caso tenha dúvidas sobre o Descomplica , basta acessar meu link do outro projeto educativo online.

Lista de exercícios de produção e linguagem

QUESTÃO 28 (Descritor: analisar valor semântico de preposição dentro de um contexto específico de uma oração.)

Assunto: Estrutura da oração / valor de preposição / a dimensão semântico-formal dos textos.

Articuladores podem coordenar ou encaixar um termo no outro dependendo da sua especificidade. Considerando os articuladores destacados abaixo, EXPLIQUE a diferença de sentido existente entre as construções, bem como o tipo de relação sintagmática estabelecida (coordenação ou encaixe).

I – Trocaram a porta do escritório.

II – Trocaram a porta no escritório.

III – Trocaram a porta e o escritório.


QUESTÃO 29 (Descritor: empregar e avaliar vozes verbais dentro do discurso.)

Assunto: Estrutura da oração / vozes verbais / a estrutura da oração.

É comum os usuários da língua reconhecerem a voz passiva sintética como um caso de indeterminação do sujeito. No entanto, a voz passiva sintática tem sujeito paciente expresso na frase.

Leia as construções a seguir:

I- Aprende-se muitas coisas nessa vida.

II- Procura-se soluções para o caso.

III- Necessita-se de maiores orientações.

a) O QUE leva o falante a confundir a voz passiva sintática com um caso de indeterminação do sujeito?

b) Das frases acima, qual NÃO representa um caso de voz passiva? JUSTIFIQUE.

c) De acordo com a norma culta, na voz passiva o verbo deve concordar com o sujeito paciente. Nas construções acima, que estão na passiva, esse preceito lingüístico foi observado? JUSTIFIQUE.

QUESTÃO 30 (Descritor: relacionar mecanismo gramatical à produção de sentido bem como à sua significação.)

Assunto: Estrutura da oração / vozes verbais / a estrutura da oração.

Leia o início de uma notícia publicada na Folha de São Paulo (20/04/2008).

“No último dia 02, o corpo de Mariana Beatriz Santos, 25, foi encontrado. A busca, que já durava três dias, terminou depois da denúncia anônima que levou os bombeiros até o suposto local do crime.”

No primeiro período do trecho, foi usada uma estrutura de voz passiva. EXPLIQUE por que o articulista escolheu tal construção em detrimento da voz ativa, tendo em vista os objetivos textuais do gênero em que a estrutura foi utilizada.

AS QUESTÔES DE 31 A 34 DEVEM SER RESPONDIDAS COM BASE NO TEXTO VII.

TEXTO VII

É PRECISO NÃO ESQUECER NADA

É preciso não esquecer nada:
nem a torneira aberta nem o fogo aceso,
nem o sorriso para os infelizes
nem a oração de cada instante.

É preciso não esquecer de ver a nova borboleta
nem o céu de sempre.

O que é preciso é esquecer o nosso rosto,
o nosso nome, o som da nossa voz, o ritmo do nosso pulso.

O que é preciso esquecer é o dia carregado de atos,
a idéia de recompensa e de glória.

O que é preciso é ser como se já não fôssemos,
vigiados pelos próprios olhos
severos conosco, pois o resto não nos pertence.

Cecília Meireles - 1962

QUESTÃO 31 (Descritor: identificar e analisar recurso de linguagem explorado na construção do texto.)

Assunto: Procedimentos de leitura / recurso de construção de texto / construindo imagens: o discurso descritivo.

EXPLIQUE em que medida o texto apresentado constrói um “jogo de contrários”. Para fundamentar a sua resposta, recorra a elementos do texto.

QUESTÃO 32 (Descritor: identificar e analisar uso de figuras de linguagem dentro do texto.)

Assunto: Figuras de linguagem / construindo imagens: o discurso descritivo.

Ao longo de seu texto poético, Cecília Meireles faz uso de inúmeras metáforas para construir a idéia do que “é preciso esquecer”. EXPLIQUE as metáforas empregadas nos versos abaixo com base nessa afirmação.

O que é preciso é ser como se já não fôssemos,

vigiados pelos próprios olhos

severos conosco, pois o resto não nos pertence.”

QUESTÃO 33 (Descritor: transformar linguagem poética em prosa.)

Assunto: Produção de texto descritivo / construindo imagens: o discurso descritivo

Ao longo de seu texto poético, Cecília Meireles descreve metaforicamente a idéia de que é preciso que nos esqueçamos. Produza um texto descritivo / argumentativo, a partir do poema lido, DESCREVENDO o esquecimento valorizado pelo eu-liríco e SOBREPONDO-O a outras possibilidades de esquecimento. Para isso, é necessário explicitar os implícitos do texto poético apresentado.

QUESTÃO 34 (Descritor: interpretar informação implícita em um texto.)

Assunto: Procedimentos de leitura / construindo imagens: o discurso descritivo.

A partir do texto, EXPLIQUE o significado dos versos abaixo:

“O que é preciso esquecer é o dia carregado de atos,
a idéia de recompensa e de glória.”

QUESTÃO 35 (Descritor: relacionar períodos por meio de mecanismos conectores de modo a uni-los em uma única estrutura gramatical.)

Assunto: Período composto / emprego de pronomes relativos / sem coesão não há solução.

(UFOP - 2007) A seguir, são apresentados quatro grupos de frases. Reúna as duas frases de cada grupo, empregando pronomes relativos, de modo a construir um único período composto.

a) Tenho uma coleção de selos.

Já me ofereceram milhões por ela.

b) O futebol é um esporte.

O povo gosta muito desse esporte.

c) Há temas polêmicos.

O debate desses temas ultrapassa as fronteiras nacionais.

d) Nem todos aceitam a idéia.

Eu concordo com essa idéia.

QUESTÃO 36 (Descritor: depreender crítica central de uma charge a partir da associação entre a linguagem verbal e a linguagem não-verbal.)

Assunto: Procedimento de leitura / sem coesão não há solução.

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FONTE: <http://www.publicidadeconcursos.buscaletras.com.br>. Acessado em 02/05/2008.

EXPLIQUE como as imagens se associam à linguagem verbal para a construção da mensagem produzida nesse texto.

QUESTÃO 37 (Descritor: reconhecer estratégia discursiva na produção de sentido de um texto.)

Assunto: Procedimento de leitura / sem coesão não há solução.

Leia atentamente o slogan do texto publicitário apresentado na questão anterior.

“Globalização é quando uma companhia aérea brasileira tem pontualidade britânica.”

EXPLIQUE que estratégia o produtor do texto utilizou para promover a companhia aérea a partir do conceito de globalização.


LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER À QUESTÃO 38.

AMOR E LEALDADE

Ponto de vista: Stephen Kanitz

"Se acha que ninguém o ama ou que não é amado o suficiente, talvez isso ocorra porque você não
tem sido leal com as pessoas a quem ama."

Seu filho e sua filha de 12 anos mostram enorme interesse em assistir ao filme baseado em um livro que eles estão lendo na escola. Você descobre que o lançamento será daqui a quatro sábados e promete que vai levá-los já na pré-estréia. Será uma tarde muito especial, só vocês. Você ganhou pontos como pai, fez um golaço e tanto. Melhor ainda, agora eles serão os primeiros a contar para os colegas de escola como o filme se desenrola, serão o centro da roda e heróis por um dia, graças a você. E eles começam a sonhar com o grande dia. Três semanas se passam e na quinta-feira anterior à pré-estréia seus colegas de trabalho o convidam para um jogo de futebol seguido de churrasco. Seu chefe vai estar lá, jogando com a turma. Um amigo se prontifica a buscá-lo às 10 horas do sábado. Você aceita sem pestanejar. Ser convidado para jogar com o chefe é muito importante para a sua carreira, que por sinal não anda muito bem. Seria uma boa oportunidade para fazer média. Você nem se lembrou do compromisso anterior com os filhos.

No sábado, às 10 horas em ponto, seu amigo está à porta, quando seu filho, absolutamente estarrecido, lhe pergunta: "Pai, você esqueceu o nosso filme?".

O que você faz numa situação dessas?

1. Você diz que não irá ao futebol. Pede mil desculpas ao amigo, diz que não poderá jogar conforme o prometido, pede que ele explique o ocorrido ao seu chefe, e fim de papo.

2. Você pede mil desculpas aos seus filhos, explica a situação, diz que o chefe vai estar lá, que você os levará no sábado que vem, com direito a pipoca em dobro. E tudo se resolverá a contento, sem prejuízo de ninguém.

Qual das duas opções você escolhe? Se respondeu que é a primeira, lamento dizer que você está mentindo. Todo mundo escolhe a segunda opção. Afinal, é sua carreira que poderia estar em jogo. Você bem que podia se tornar mais amigo da turma do trabalho, você está inseguro. Aliás, quem não está?

O que quero discutir aqui é a razão por trás da sua escolha, o raciocínio que determinou a decisão de postergar o cinema com os filhos. Você fez essa opção porque no fundo sabe que seus filhos o amam. E, porque o amam, eles entenderão. Sem dúvida, eles ficarão desapontados, mas não para sempre. Afinal, você conseguiu conciliar a agenda de cada um, só vai demorar mais um pouquinho.

Porém, com esse tipo de raciocínio, você acaba colocando as pessoas que o amam para trás. Justamente as pessoas que nos amam é que acabamos decepcionando, vítimas dos nossos erros do dia-a-dia. Que recompensa é essa que dispensamos àqueles que nos amam e que nos são leais? Por quanto tempo eles continuarão nos amando diante de atitudes assim?

Eu não tenho a menor dúvida de que você escolheu jogar futebol porque sabe muito bem que seu chefe não o ama. Muito pelo contrário, ele não está nem aí para você. Ele pode substituí-lo na hora que quiser, sem um pingo de remorso. Você aceitou jogar com os colegas para que eles gostem um pouco mais de você. E com os seus filhos, que já o adoram, você aproveitou para negociar. Eles não vão dizer nada, vão entender, mas sentirão calados uma punhalada nas costas. A lógica diz que deveríamos ser leais com as pessoas que nos amam, mas na prática fazemos justamente o contrário.

Se acha que ninguém o ama ou que não é amado o suficiente, talvez isso ocorra porque você não tem sido leal com as pessoas a quem ama. Achar que elas serão sempre compreensivas e razoáveis é seguramente o caminho para o desastre. Seus filhos acreditarão em você na próxima vez que lhes fizer uma promessa? Eles aprenderão o significado da palavra lealdade?

Seu chefe vai esquecê-lo totalmente um mês depois de você se aposentar, bem como os seus colegas de trabalho. Os únicos que jamais vão esquecê-lo são seus filhos, pela sua lealdade ou pelas pequenas decepções e infidelidades cometidas por você ao longo da vida.

FONTE: <http://www.revistaonline.com.br>. Acessado em 16/05/2008.

QUESTÃO 38 (Descritor: produzir texto dissertativo a partir de um outro texto e/ou de idéias constantes em outra produção.)

Assunto: Produção de texto dissertativo / produção de texto.

O texto publicado pela revista Veja, em maio de 2008, critica as escolhas que fazemos motivados por interesses profissionais. Com base na leitura do texto “Amor e Lealdade”, produza uma dissertação ARGUMENTATIVA, em terceira pessoa, com posicionamento explícito, acrescentando argumentos em relação aos que já foram apresentados. Seja qual for a sua opinião, é necessário fundamentá-la de modo consistente. Dê um título à sua produção.

Gabarito dos exercícios

QUESTÃO 28

I- adjunto adnominal – encaixe.

II- adjunto adverbial – encaixe.

III- complementos verbais – coordenação de objetos.

QUESTÃO 29

a) Esse tipo de confusão está vinculado ao fato de o agente da ação verbal não aparecer expresso na passiva sintética.

b) A frase III, pois o verbo é transitivo indireto, formando sujeito indeterminado.

c) Não, pois os verbos das frases I e II estão no singular, e seus sujeitos se encontram no plural, contrariando as relações lógicas de concordância verbal.

QUESTÃO 30

A voz passiva permite dar foco à vítima em detrimento do agente. No caso da NOTÍCIA, essa prática é muito usual, uma vez que o locutor escolhe quem será topicalizado.

QUESTÃO 31

O eu-poético inicia o texto dizendo que “é preciso não esquecer nada”, mas vai, ao longo de seu discurso, revelando a importância do esquecimento do “eu” para que seja possível ver ao nosso redor o que é relevante.

QUESTÃO 32

A metáfora aponta para o excesso de cobranças que nos impomos e que, segundo o eu-poético, devem ser esquecidas.


QUESTÃO 33

O aluno deve produzir um texto compatível com as orientações do enunciado.

Sugestão de Grade de Correção:

GRADE DE CORREÇÃO

(ENEM )

COMPETÊNCIA 1 - DEMONSTRAR O DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA

COMPETÊNCIA 2
COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO.

COMPETÊNCIA 3
SELECIONAR, RELACIONAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES , FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.

COMPETÊNCIA 4
DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.

COMPETÊNCIA 5
ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, MONSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.

Critérios para correção de textos dissertativo-argumentativos

Descrição:

Valor:

Nota:

Competência 1

20%

Competência 2

20%

Competência 3

20%

Competência 4

20%

Competência 5

20%

Total de pontos

QUESTÃO 34

Os dois versos sugerem que as pessoas não dependem de glória e reconhecimento, tampouco de atitudes. Assim, não se deve valorizar em demasia o caráter utilitário da vida e do homem.

QUESTÃO 35

Sugestões:

a) Tenho uma coleção de selos pela qual já me ofereceram milhões.

b) O futebol é um esporte de que o povo gosta muito.

c) Há temas polêmicos cujo debate ultrapassa as fronteiras nacionais.

d) Nem todos aceitam a idéia com a qual concordo.

QUESTÃO 36

O slogan faz referência à companhia ilustrada no texto publicitário, bem como a um conhecimento popular acerca da pontualidade britânica. Assim, a idéia verbal de globalização é ampliada e confirmada pelas imagens do passaporte e do avião.

QUESTÃO 37

A globalização é um processo típico da segunda metade do séc. XX, que conduz à crescente integração das economias e das sociedades dos vários países, especialmente no que toca à produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros e à difusão de informações. Assim, o produtor do texto faz uma analogia entre o conceito real e o metafórico, empregado no anúncio.


QUESTÃO 38

O professor deve avaliar se o aluno manipulou adequadamente os dados fornecidos e se o texto produzido está compatível com o gênero proposto.

Sugestão de Grade de Correção:

GRADE DE CORREÇÃO

(ENEM )

COMPETÊNCIA 1 - DEMONSTRAR O DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA

COMPETÊNCIA 2
COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO.

COMPETÊNCIA 3
SELECIONAR, RELACIONAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES , FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.

COMPETÊNCIA 4
DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.

COMPETÊNCIA 5
ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, MONSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.

Critérios para correção de textos dissertativo-argumentativos

Descrição:

Valor:

Nota:

Competência 1

20%

Competência 2

20%

Competência 3

20%

Competência 4

20%

Competência 5

20%

Total de pontos


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